Nunca se falou tanto de “Saúde Mental” em um mundo cheio de pressões profissionais e pessoais. O Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde (ao todo 9,3% da população sofre com essa condição).
E o que isso tem a ver com o futuro do trabalho?! O sofrimento mental nas empresas é uma das principais causas de afastamento no trabalho, quando há o esgotamento emocional relacionado à rotina profissional.
Quando as empresas direcionam o olhar para os colaboradores, além de proporcionarem qualidade de vida a eles, conseguem benefícios diretos nos indicadores da Gestão de Pessoas. Portanto, as organizações conseguem reduzir turnover e absenteísmo, aumentar produtividade, trabalhar a retenção de talentos, melhorar criatividade e o engajamento dos colaboradores a partir de uma cultura voltada à saúde mental no trabalho. No entanto, a saúde mental é uma corresponsabilidade do indivíduo e da organização. O profissional também precisa cuidar da sua própria saúde e, para isso, é importante estabelecer o autocuidado.
Algumas dicas:
- estabeleça metas claras para ajudar a focar em seus objetivos de vida;
- se algo incomodar, compartilhe com alguém da sua confiança;
- estimule o seu cérebro através de atividades ou jogos;
- cuide da sua alimentação e pratique exercícios;
Ter SAÚDE MENTAL é estar bem consigo e com os outros. A qualquer sinal de mudanças bruscas ou desconforto, busque ajuda de um profissional especializado.
Comments