É comum utilizarmos os momentos da vida para identificar quem somos, o que fazemos e contar nossos sonhos. Mas como fazemos para sair de uma fase e entrar em outra? Embora muitas dessas mudanças tenham datas específicas, as pessoas geralmente passam por um processo gradual de transição.
Muito se fala sobre a entrada no ensino superior, mas poucos se preparam de fato para esse momento. Preparamo-nos para o vestibular, mas nem tanto para a vivência no ensino superior e os desafios que enfrentaremos. Quando um jovem ingressa na faculdade, ele encontra desafios e precisa se adaptar enquanto explora essa nova fase da vida.
A entrada em uma nova instituição, como a faculdade, traz desafios como conhecer as regras, sentir-se à vontade, entender seu papel na busca por soluções de problemas e questões acadêmicas. É necessário criar novos hábitos de estudo, aprender a administrar o tempo fora da sala de aula, desenvolver novas estratégias para adquirir conhecimento e lidar com novos formatos de avaliação. Além disso, surge uma nova visão sobre carreira e mercado de trabalho, exigindo uma abordagem mais estratégica em relação às escolhas e projetos futuros.
O ensino superior abre um novo mundo para o estudante, um mundo de mais liberdade, autonomia e novas interações. São tantas pessoas diferentes, a busca por encontrar seu lugar, seus amigos, seu grupo e a descoberta de novos interesses...
Enfrentar essa "enxurrada" de novidades pode ser estressante, pois são muitas informações. A transição do ensino médio para o superior traz inúmeras mudanças, e o jovem precisa de paciência e compreensão de que cada pessoa tem seu próprio tempo. Buscar o suporte da família, amigos novos e antigos, professores e outras pessoas que fazem parte da rede de apoio é essencial. Toda mudança é turbulenta no início, mas, com o tempo, torna-se o novo normal.
Comments