O mercado de trabalho vem sendo impactado pela geração Z, que chega com ideais e objetivos diferentes da geração anterior. A geração Z, que são os nascidos entre meados dos anos 90 e início dos anos 2010, foi fortemente influenciada pelo avanço tecnológico e mudanças sociais e econômicas que ocorreram enquanto nasciam e cresciam.
Entender expectativas, comportamentos e dinâmicas de trabalho dessa geração é importante para atrair e manter os novos profissionais. As mudanças que geração Z trazem, podem ser desafiadoras para as gerações anteriores, representando uma mudança nos valores.
Alguns pontos relevantes:
Trabalho remoto: a Gen z cresceu em meio a tecnologia e tem a vida muito conectada, sendo assim, trabalhar em regime home office é bem natural. Com a pandemia, muitas empresas se adaptaram ao trabalho remoto e híbrido e se mantiveram assim, pois conseguiram ver vantagens nesses regimes.
Valores e propósitos alinhados: salário deixou de ser o principal atrativo, dando lugar ao combo remuneração e benefícios + alinhamento com os valores da empresa e comprometimento com o propósito.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: essa geração não é adepta das culturas que incentivam longas jornadas de trabalho e a falta de tempo livre. Empresas que oferecem horário flexível e políticas de cuidados com a saúde mental ganham pontos.
As preferências na Gen Z nos mostra como é importante que o mercado se transforme e se adapte. Empresas que querem se manter competitivas e atraentes para novos talentos precisam evoluir em busca de ambientes mais flexíveis, saudáveis e inovadores.
Comentários