top of page

Equilíbrio entre cobranças e saúde mental

Uma das demandas mais comuns que recebo é o grande desgaste que o trabalho causa devido às muitas cobranças e exigências que afetam a vida pessoal. Ao ouvir relatos de situações específicas, percebo como a comunicação é uma habilidade que muita gente ainda precisa desenvolver no universo do trabalho, até mesmo gestores e líderes. Mas olhando de maneira generalista, temos dois caminhos para analisar essa situação.


O primeiro é entender que por melhor que seja uma empresa e os colegas de equipe, o objetivo ainda é ter resultados, lucros e avanço no mercado. Cada indivíduo está ali para ajudar a empresa a alcançar suas metas, então é bem óbvio e esperado que as cobranças aconteçam. O que não é certo é que essas cobranças sejam incondizentes com as condições de trabalho oferecidas (tempo para realização, equipe reduzida, etc). Mas elas vão acontecer e isso faz parte de todo e qualquer emprego. Faz parte das funções de um líder acompanhar, direcionar e cobrar sua equipe.


O segundo caminho tem relação com o indivíduo, que pode ter dificuldade de lidar com a cobrança. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com solicitações e cobranças no ambiente de trabalho, mas como já comentei anteriormente, isso não só é comum, mas necessário para que os objetivos sejam alcançados. Se em toda vez que um colega ou gestor perguntar sobre algo que você está fazendo, o incômodo surgir, é provável que tenha alguma questão pessoal contribuindo para esse incômodo. Dar atenção e dedicar tempo para cuidar das nossas questões relacionadas ao trabalho, nos aproxima de uma relação saudável e madura com nosso emprego e carreira.


A soma de alta demanda de trabalho + cobranças + incômodo com alguma questão é uma ótima desculpa para não encontrar tempo a ser dedicado ao cuidado com a saúde mental e é aí que entra a consciência de que nada vai mudar se você não der o primeiro passo em busca de fazer o que está nas suas mãos para alcançar equilíbrio.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page