Setembro Amarelo se tornou uma campanha mundialmente famosa que tem o objetivo de conscientizar sobre prevenção do suicídio. A morte do jovem Mike Emme em 1994 foi o que iniciou a mobilização para a simbologia que temos atualmente.
O propósito do Setembro Amarelo é sensibilizar e conscientizar sobre a importância de falarmos sobre o suicídio, combater o estigma associado à saúde mental e promover o acesso a serviços de apoio e tratamento. A campanha busca incentivar conversas abertas e acolhedoras, ajudando a identificar sinais de alerta e oferecendo suporte a quem precisa, com o objetivo de salvar vidas.
Saúde mental é um tema de extrema relevância e presente nas discussões em diversos ambientes, inclusive no ambiente de trabalho. Empresas estão cada vez mais conscientes sobre a responsabilidade e importância de terem espaço para discussões que demonstram a preocupação e cuidado com os funcionários e sua saúde.
O trabalho é, comumente, um causador e/ou agravante do estresse. Lidar com cobranças, metas, trabalho em equipe, prazos, entre muitos outros fatores, é um desafio que pode se agravar ao longo do tempo se não for tratado com cuidado e seriedade. Sendo assim, empresas buscam ser cada vez mais acolhedoras e promotoras de um ambiente saudável para seus funcionários.
A implementação de programas de apoio psicológico nas empresas torna a busca de quem está sofrendo emocionalmente mais acessível, se tornando uma importante maneira de cuidar da saúde mental e, consequentemente, prevenir o suicídio.
Um recado que é sempre importante lembrar: "Se precisar, peça ajuda"!
コメント